Vamos pensar...

  Tivemos duas notícias de Redes Sociais distintas no dia 11 deste mês.Uma, expõe a utilização de trabalhos e materiais didáticos sem autorização da escola, o que causou atrito e constrangimentos entre Escola X Família.Outra, onde uma adolescente com câncer em fase terminal, utiliza-se de seu blog para fazer alguns pedidos, sensibilizando principalmente sobre a importância da doação de medula e de se "aproveitar bem " a vida que se tem.
  São temas para se pensar e avaliar o papel das Redes Sociais; o quanto é delicado e tênue o limiar entre o que se pode ou não; o que se deve ou não fazer através de um "click" que atinge milhões de usuários.
Evidencia também, portanto, o papel do educador que deve ser mediador entre a realidade e suas atribuições tecnológicas. O educador deve valer-se dos meios tecnológicos como úteis instrumentos pedagógicos, mostrando ao educando como utilizá-los dessa forma. Deixá-lo que explore sozinho, sem nenhuma avaliação ou retorno, é como deixá-lo ainda pequeno, abandonado, num ambiente repleto de eletrodomésticos que facilitam muito a sua vida, mas também pode machucá-lo gravemente.
Esse papel de mediador, também se amplia aos pais que devem participar de muito perto das atividades dos filhos. Estamos numa era de variações culturais e  valores são questionados  a todo momento, incentivado principalmente pela mídia. Daí o nosso cuidado como pais se duplifica.
As instituições devem promover reuniões, debates e palestras sobre o assunto.
Não se pode ficar de braços cruzados e se calar.Temos que participar juntos!

Fica aqui meu "toque"...
Prô Kátia

1 Deixe aqui seu comentário:

Mari disse...

Ta lindo o blog, parabens pls informacoes e td mais!!! bjus