A lição de casa deve avaliar o que o aluno aprendeeu na aula


Momento difícil entre pais e filhos: Hora da lição de casa. Mas pode não ser assim. Essa avaliação mesmo que desafiadora, deve ser motivadora, ou pela própria estrutura, ou pela forma com que será corrigida.
Elisângela Fernandes(em Nova Escola, pag. 45 - junho/julho 2011),comenta a importância da orientação adequada, tanto para o aluno, como para a família. Necessário sublinhar aqui, que o papel da família nesse momento, deve ser o de cobrar e facilitar para que a realização das tarefas aconteça tranquila e ordenadamente. O auxílio na confecção, o desconforto para que o filho faça certo e em determinado tempo, pode resultar em dois fatores negativos:o primeiro, corresponde à postura do familiar que está "ensinando" , ele não deve representar o seu professor. O segundo fator, diz respeito à necessidade que o professor tem em conhecer o que de fato o aluno sabe ou tem dúvidas. Isso não quer dizer,entretanto, que não se deva acompanhar os filhos nas lições de casa. Precisa haver critério; mostrar os erros, incentivar a sua realização limpa e organizada, sanar as dúvidas imediatas...Orientar que o filho procure fazer suas tarefas de forma independente mas se precisar , sempre esclarecer suas questões com o professor e que isso é natural e faz parte do seu processo.
Concordo também com a afirmação de Elisângela,de que "quando é desafiadora, a lição de casa desenvolve a autonomia do aluno e fornece valiosas informações sobre o trabalho do professor. Para fazer desse recurso um aliado, quatro etapas são fundamentais: planejamento, orientação, correção e avaliação".
Sou também favorável à colocação da professora Simone Corrêa Santos Medeiros, quando propõe a organização de plantões de educadores para atender os alunos.
Resumindo, tudo bem organizado, planejado e avaliado, só irá potencializar o aprendizado , verificando o que o aluno aprendeu e servindo de base para a continuidade do trabalho do professor em sala de aula. Em casa, esta deve ser uma oportunidade de maior entrosamento entre pais e filhos:deve ocorrer num clima ameno e de paz.  Ressalto porém, que sempre se deva ter em mente, que cada aluno responde de forma peculiar. É imprescindível que o pai ou professor seja sensível a esse detalhe e descubra estratégias eficientes de "chegar " na criança ou no jovem . 

Prô Kátia





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