"Em entrevista à revista Carta Capital, Cecília Von Feilitzen, coordenadora científica do principal observatório da relação entre mídia e infância do mundo - a Internacional Clearinghouse on Children, Youth and Media - fala sobre o controle, no mundo, dos conteúdos exibidos pela tevê. Ao tomar pé da situação do Brasil no que se refere à exposição e à regulação dos conteúdos televisivos, a especialista levou dois sustos. Um, ao saber que a classificação indicativa foi tratada como tentativa de censura. Outro, quando descobriu que os brasileiros assistem, em média, cinco horas de tevê por dia. "Todos os países europeus, neste momento, têm regras que estipulam horários para a exibição de programas. Na Suécia - país de origem -, programas considerados inadequados para crianças não podem ir ao ar antes das 9 da noite. Em outros lugares, o horário-limite pode ser um pouco mais tardio, mas há uma espécie de agenda comum que todos seguem e é fiscalizada, em geral, por conselhos mistos, formados por gente de diversos setores", explica. Proteção - A Clearinghouse foi criada em 1997, pela Unesco, e monitora o cumprimento da Convenção dos Direitos da Criança e Adolescência no que diz respeito aos programas de tevê e, cada vez mais, também à internet e aos jogos eletrônicos. No país-sede da instituição, as tevês não podem exibir comerciais que tenham como público-alvo crianças com menos de 12 anos. As faixas horárias também são seguidas com rigor. "Neste ambiente em que a informação, entretenimento e propaganda se misturam e que o marketing de produtos infantis é milionário, governos e sociedade têm de prestar atenção à mídia e aos efeitos que ela tem sobre a infância", alerta a pesquisadora. (Revista Carta Capital, Ana Paula Sousa 17/07/2007) "


Sou a favor dessa proteção Sim!!! Devemos isso às nossas crianças. Somos mediadores de sua educação, formação e assim por diante.
Não somos onipotentes, mas somos elos entre a fantasia e o real, o possível e o impossível, entre o permitível e o não permitível...Somos nós que daremos esses parâmetros à elas!
E você, o que pensa?
Opine!
Avalie!
Participe!

Prô Kátia

0 Deixe aqui seu comentário: