A maneira mais poderosa do aprender no início da infância, é explorando o ambiente. Mas na realidade, boa parte das relações entre o indivíduo e seu entorno, não ocorre diretamente. Há sempre um elo intermediário entre o ser humano e o mundo.
     Lev Vygotsky ( 1896-1934) dedicou-se em estudar esses "intermeios". De acordo com o texto elaborado por Camila Monroe e colaboração de Laize Lima em Teoria passada a limpo: Elos do Conhecimento (Nova Escola: Junho/Julho 2011 pags 84, 85 e 86), o pesquisador mostrou a importância dos filtros entre organismo e meio, para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores - planejar ações, conceber consequências para uma decisão, imaginar objetos, etc. Nesse estudo ele propõe a existência de dois elementos mediadores. O primeiro, são os instrumentos que ao interferirem entre o homem e o mundo, ampliam as possibilidades de transformação. Cita por exemplo, uma  vasilha que possibilita o armazenamento da água e o machado que permite um corte mais afiado. "Alguns animais sobretudo primatas, podem até utilizá-los eventualmente, mas é o homem que concebe um uso mais sofisticado: guarda para o futuro, inventa novos e deixa instruções para que outros o fabriquem."
    O segundo elemento mediador, o signo, de acordo com sua teoria, é exclusivamente humano. Cita a linguagem composta por vários e complexos signos."A palavra cadeira remete ao objeto concreto cadeira."
     Muito bem apontado pelas autoras do texto, é abordado o conhecimento, não como fruto do trabalho exclusivo dos educadores, mas de uma atividade conjunta em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço. E como bem sintetiza Maria Tereza de Assunção Freitas, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o professor é o "grande orquestrador de todo o processo", pois além de ser mais experiente, sua interação tem "planejamento e intencionalidade educativos". Ele atuará propiciando diferentes oportunidades de aprendizado de forma coletiva.
     Devemos portanto, conjugar todos esses elementos.
     Deixo aqui, mais uma reflexão.
     Prô Kátia

0 Deixe aqui seu comentário: