JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DO RACIOCÍNIO LÓGICO
MELÃO JÚNIOR (1998)
"O xadrez não passa de um punhado de tocos de pau, dispostos sobre uma tábua quadriculada, situada entre duas criaturas incompreensivelmente absortas, que, dominadas por uma espécie de autismo, desperdiçam inutilmente seu tempo, olhando para este brinquedo sem graça, enquanto o mundo ao seu redor pode desmoronar sem que se apercebam disso. Esta é a interpretação do homem vulgar, insensível e apático; incapaz de enxergar as essências, homem que se conforma com uma visão superficial das coisas e se deixa seduzir pelas aparências de outras atividades menos belas e eloqüentes. Para o homem mediano, o xadrez é um mero acessório, útil tão somente porque contribui para desenvolver diferentes faculdades mentais, melhorando o desempenho escolar nas crianças, intensificando a acuidade mental nos adultos e preservando por mais tempo a agilidade mental nos idosos. Porém, para o homem espirituoso, criativo e empreendedor, o xadrez é uma das mais ricas fontes de prazer, um meio no qual se encontram elementos para representar as mais admiráveis concepções artísticas, um campo pelo qual a imaginação pode voar livremente, produzindo, com encantadora beleza, idéias deliciosamente sutis e originais. O xadrez é uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoções, atingindo estados de prazer tão sublimes, tão ternos, tão intensos, que só podem ser igualados pelas sensações proporcionadas pelo amor e pela música" Segundoa colocação do poeta famoso romancista e um grande cientista alemão GOETHE (1786) afirmando que o xadrez é a ginástica da inteligência. Quando a criança alcança período das operações concretas, torna-se capaz de saber jogar atento a normas, surgindo então os jogos de regras passando a se adaptar a um código comum, partindo de um iniciativo próprio ou conduzido por outras pessoas acatando limites e tendo regras a criança abandona o seu egocentrismo e passa ter interação social sabendo que a violação das regras a serem cumpridas traz consigo conseqüências negativas. È importante destacar que o xadrez torna-se uma tarefa complexa á medida que os obstáculos não são superados, sendo um esporte que aborda diversas áreas das expressões do ser humano.
O jogo de xadrez possui características importantes que ajudam a desenvolver habilidades diversas em vários níveis, destacando no aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez a criança entra em contato com diversos exercícios que os desafios são propostos, pois visa buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados na busca do melhor caminho, vendo em sua frente inúmeras possibilidades podendo resultar em ganho ou perda.
A matemática sendo um gerador de situações e problemas o xadrez apresenta práticas de ensino que se faz presente nos jogos, um desencadeador do método de aprendizagem na concentração do raciocínio diversificado. Quando a criança está jogando xadrez sua concentração está voltado para qual decisão ser tomada, qual melhor lance a ser realizado na posição a ser mexida, e de acordo com cada lance estes números de lances crescem, adquirindo com certo tempo prática de descartar as possibilidades já estudadas em lances anteriores trazendo com isto agilidades vem reforçar habilidades de observação uma reflexão de analise sintática.
Quando observamos o comportamento das crianças quando estão brincando percebemos o seu estímulo e a sua capacidade de resolver problemas da melhor maneira dentro das suas limitações da faixa etária da sua idade, e no mesmo desenvolvimento o jogo de xadrez é para elas uma atividade dinâmica capaz de também colocá-las em movimento e ação. A partir da brincadeira a imaginação das crianças ampliam suas habilidades conceituais, pois durante o jogo ocorre uma transformação de um processo interpessoal e intrapessoal, pois a ação do jogo de xadrez é como um diálogo do individuo consigo mesma, tendo o outro como seu adversário.
Segundo Silveira (1998, p.02):
"... os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de construir-se a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação. (...) um método eficaz que possibilita uma prática significativa daquilo que está sendo aprendido. Até mesmo o mais simplório dos jogos pode ser empregado para proporcionar informações factuais e praticar habilidades, conferindo destreza e competência".
Segundo BORIN os jogos auxiliam descentralização que ajuda desenvolver capacidade de enxergar algo de um ponto de vista diferente do seu, potencializando a linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo tendo um ponto de uma visão imediata e mediata tendo um alto desenvolvimento da capacidade de abstração.
O jogo de xadrez possui características importantes que ajudam a desenvolver habilidades diversas em vários níveis, destacando no aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez a criança entra em contato com diversos exercícios que os desafios são propostos, pois visa buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados na busca do melhor caminho, vendo em sua frente inúmeras possibilidades podendo resultar em ganho ou perda.A matemática sendo um gerador de situações e problemas o xadrez apresenta práticas de ensino que se faz presente nos jogos, um desencadeador do método de aprendizagem na concentração do raciocínio diversificado. Quando a criança está jogando xadrez sua concentração está voltado para qual decisão ser tomada, qual melhor lance a ser realizado na posição a ser mexida, e de acordo com cada lance estes números de lances crescem, adquirindo com certo tempo prática de descartar as possibilidades já estudadas em lances anteriores trazendo com isto agilidades vem reforçar habilidades de observação uma reflexão de analise sintática. Desde que nascem as crianças passam os seus primeiros anos de vida brincando e por falta de entendimento os adultos não entendem que tudo isto fazem parte da vida delas. Quando observamos o comportamento das crianças quando estão brincando percebemos o seu estímulo e a sua capacidade de resolver problemas da melhor maneira dentro das suas limitações da faixa etária da sua idade, e no mesmo desenvolvimento o jogo de xadrez é para elas uma atividade dinâmica capaz de também colocá-las em movimento e ação. A partir da brincadeira as imaginações das crianças ampliam suas habilidades conceituais, pois durante o jogo ocorre uma
transformação de um processo interpessoal e intrapessoal, pois a ação do jogo de xadrez é como um diálogo do individuo consigo mesma, tendo o outro como seu adversário.
BENEFICÍOS DO JOGO DE XADREZ
Segundo Rosa Maria Fernandes Scalvi
Em relação à análise combinatória ao calculo de probabilidades o xadrez pode dar uma contribuição especial, porque ao decorrer do tempo da partida o jogador deve ser capaz e confiante de calcular com exatidão as manobras realizadas com suas peças a fim de escolher o melhor método a ser aplicado com rapidez e eficácia.
Alguns benefícios do xadrez:
A contribuição do jogo na educação matemática é relevante com aspectos positivos, pois desperta na criança uma curiosidade e um raciocino lógico e mais concentração, destacando um ponto interessante na prática do jogo de xadrez é o fato dos xadrezistas precisar fazer anotações das partidas realizadas, pra ser feito ao término da partida a analise dos lances executados, sendo anotações algébricas parte do pressuposto que todas as casas do tabuleiro sejam nomeadas com letras e números que podem ser comparados no plano cartesiano, a qual as crianças devem localizar nas retas coordenadas e marcar os seus pontos. São estratégias de ensino onde a dialético e autocrítico lugar prioritário, sendo primordial, deixando mais enriquecido o vencedor, com estas táticas podem dar a educação matemática uma contribuição com aspectos positivos com eficácia.
Um dos benefícios do xadrez é passar valores éticos e potencializarão das habilidades, podendo ser trabalhado nas crianças a partir do 03 anos de idade, sendo usado como um recurso do desenvolvimento das habilidades mentais incluindo valores e desenvolvendo habilidades, sendo um jogo que trabalhando com a atenção é voltado á imaginação, projeção e recordação no pensamento obtido trazendo á memória a percepção de um mundo, e com isto a criança desenvolve e aprendendo habilidades mentais na tomada de decisões no momento certo, trazendo consigo a disciplina da mente com um espírito critico aos fatos, e habilidades em relação ao ensino matemático.

DesenvolvimentoQuando uma criança nasce elas passam os primeiros anos de vida brincando, e muitas vezes por falta de entendimento os adultos não entendem que tudo isto está jogando xadrez sua concentração está voltada para qual decisão ser tomada, qual melhor lance a ser realizado na posição a ser mexida, e de acordo cada lance estes números de lances crescem adquirindo com um certo tempo de prática o costume de descartar as possibilidades já estudas nos lances anteriores trazendo com isto agilidades que venham reforçar habilidades de observação sendo uma reflexição de análise sintática.
Quando observamos o comportamento das crianças quando estão brincando percebemos o seu estímulo e a sua capacidade de resolver problemas da melhor maneira ao seu jeito de olhar as situações ser resolvidas, e no mesmo desenvolvimento o jogo é para elas uma atividade dinâmica capaz também de colocá-las em movimento e ação ao mesmo tempo. A partir da brincadeira as imaginações das crianças ampliam suas habilidades conceituais, pois durante o jogo ocorre uma transformação de um processo interpessoal e intrapessoal, pois ação do jogo de xadrez é como um dialogo do individuo consigo mesmo, tendo o outro como seu adversário.

CONCLUSÃO
Os praticantes dos jogos de xadrez desenvolvem uma capacidade de raciocínio lógico, capacidade de memorização, melhores concentração, melhor assimilação na internalizaçõa de norma e regras com um convívio social ético
Os alunos que tiveram participação direta com os jogos de xadrez foram os que mais se destacaram na disciplina de matemática com um raciocínio lógico aguçado e com mais facilidade de desenvolver situações envolvendo problemas, desenvolvendo no aluno estratégias de resolução de problemas com mais facilidades, pois a prática do jogo internaliza o hábito de agilidades na resolução de algo mais complexo é visto como uma atividade de "estimulação cognitiva".
Os benefícios do jogo de xadrez são visivelmente percebidos no comportamento dos alunos e no seu aprendizado nas questões que envolvem estratégias, pois, beneficiam o raciocínio e aprendizado dos alunos aprimorizando suas estratégias, desenvolvendo diversos exercícios na disciplina da mente. Ao observarmos o jogo de xadrez entre aestratégias que facilitou o desenvolvimento da matemática em sua forma concreta de estruturas e reforçou o significado de conceitos.

BIBLIOGRAFIA
MELÃO JÚNIOR, Hindemburgo. Tributo à Deusa Caissa.
CHRISTIAEN, Johansen; VERHOFSTADT, Lebut. Xadrez e Desenvolvimento Cognitivo. Amsterdan, v.36, 1981.
SA, Antonio. O Xadrez e a Educação: Experiências nas Escolas Primárias e Secundárias da França. Rio de Janeiro, 1988.
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Fontes, 1989
Huizinga, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2º edição, 1990, tradução: João Paulo Monteiro.lunos vemos o quanto é estimulante pra mente, trabalhando em conjunto com a disciplina aprendendo a obedecer a normas e regras, pois considerando o jogo como um instrumento de relacionamento e convivência humana, o xadrez foi uma das
*Desenvolvimento do raciocínio matemático
*Maior habilidade na comunicação
*Aumento da criatividade
*Aumento da concentração
*Treina o pensamento crítico
*Aumento da memória
*Maior maturidade intelectual
*Aumento da autoconfiança
*Análise de conseqüências
*Ajuda nas decisões complexas
*Reconhecimento de padrões torna-se mais fácil
*Ajuda a lidar com situações não esperadas
*Aumento da disciplina
*Responsabilidade pelas ações
*Disciplina a mente
a prática do jogo de xadrez poderá colaborar na integração e socialização do próprio grupo na qual a criança está inserida na escola, respeitando as limitações e pontecialidades de cada criança. As crianças aprendem muito com os jogos tendo em vista que a competição gera um dinamismo, movimentos que propiciam interesse que contribui para sua interação social com uma competição saudável fazem com que o aluno crie suas próprias estratégias, com o objetivo de superar deficiências e a busca por uma competição faz com o aluno sempre busque desafios maiores e sempre superando com a auto-avaliação do próprio sujeito sobre suas competências, habilidades e deficiência.
www.terravista.pt/Enseada/2502/Tributo2.
o autor refere-se ao xadrez, de forma ampla e poética.

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