O bullying está crescendo cada vez mais nas escolas, seja ele psicológico ou físico, muito alunos sofrem calados com esse problema por medo dos agressores.
As pessoas que sofrem com isso costumam se calar. Existem vários tipos de bullying, como: insultar, ataque físico, depreciação da vitima, espalhar rumores negativos sobre a vítima, isolamento social e outros tipos de humilhação.
O bullying também pode acontecer em outros locais além da escola, como no local de trabalho, vizinhança, na política e na área militar. A maior prática de bullying nas escolas é o apelido que é posto nas vitimas.
 As pessoas que sofrem ou já sofreram o bullying perdem o interesse pelo estudo e não se concentram mais na escola. Com o avanço da Internet a prática de bullying vem aumentando constantemente. Observe seu filho(a) na escola para evitar que esse problema ocorra com ele.
                                                                       
 
Vamos começar por entender o que vem a ser o Bullying:Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.
 
Dan Olweus cientista sueco define bullying como:1. o comportamento é agressivo e negativo;
2. o comportamento é executado repetidamente;
3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
 
Técnica de Bullying:
* espalhar comentários;
* recusa em se socializar com a vítima
* intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
* criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

Características da personalidade dos bullies (que são os que praticam o bullying contra outros):
- Extremamente auto-confiantes;
- Geralmente são filhos excessivamente mimados;
- Crianças que têm dificuldade em ouvir não dos pais ou de estranhos;
- Adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar;
- Empenho excessivo em acções obsessivas e/ou rígidas;
- Geralmente são crianças que em casa comandam as decisões dos pais como onde ir, o que almoçar, que programa de televisão assistir, etc;

Tipos de bullying:Há diversos tipos de ataques desde os mais brandos até os que levam a violenta agressão física.
- Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe);
- Fazer comentários depreciativos sobre o local de moradia de alguém;
- Fazer comentários depreciativos sobre aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência;
- Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas;
- Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade;
- Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
- Depreciar a vítima sem qualquer motivo;
- Espalhar rumores negativos sobre a vítima;

Locais de bullying
- Escolas, universidades, ginásios, entre vizinhos, local de trabalho, etc.
No Brasil, Serginho Groisman apresentador do programa ‘Altas Horas’ da Rede Globo lançou recentemente uma campanha para combater a prática do bullying. No programa Altas Horas, Serginho Groissman tem entrevistado muitsa pessoas que passram pela humilhaçao do Bullying.
Com o objectivo de acabar com o Bullying nas escolas, Serginho Groisman criou um cartaz especialmente para que as escolas espalhem pelas salas de aulas e outros ambientes escolares.


 
Você pode participar desta campanha imprimindo o cartaz e divulgando entre os seus amigos. Diga Não ao Bullying!O cartaz foi foi produzido pela Globo Comunicação e Participações S/A para fins de divulgação da Campanha "Altas Horas contra o Bullying", sendo vedada a sua utilização para fins comerciais e políticos, sua edição, alteração, ou sobreposição imagens.


Saiba mais em: – BullyingFonte: Wikipédia

0 Deixe aqui seu comentário: