O Google Doodle resolveu homenagear no dia de hoje (04 de agosto) um dos paisagistas mais importantes na história do Brasil, o artista em questão é Burle Marx.
Nascido no dia 04 de agosto de 1909, em São Paulo (Capital), Roberto Burle Marx se mudou ainda pequeno para o Rio de Janeiro. Na cidade carioca, o paisagista, ainda criança, já começou a demonstrar paixão pelo cultivo de plantas. Nesta época, ainda com 8 anos, Burle Marx já cultivava mudas e cuidada de sua própria coleção de plantas.
Ao completar 19 anos, Roberto Burle Marx acabou se mudando com a família para a Alemanha. Na Europa acabou tendo contato com obras de Matisse, Picasso, Van Gogh e inúmeros outros artistas. Fascinado pelas artes, ele começou a estudar pintura no ateliê de Degner Klemn.
Dois anos mais tarde, Burle Marx retornou ao Brasil, onde estudou na Escola de Belas Artes. Nesta época, o paisagista teve como colegas Milton Roberto, Oscar Niemeyer e Hélio Uchôa.
Anos mais tarde, Burle Marx realizou o seu primeiro jardim público em Recife, na Praça de Casa Forte. A partir daí conseguiu um cargo na diretoria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Governo de Pernambuco. Lá passou a desenvolver os seus primeiros projetos que logo começaram a se espalhar por todo o Brasil.
Entre os principais trabalhos de Burle Marx estão: O Paisagismo do Eixo Monumental, os Jardins do Aterro do Flamengo , o Projeto Paisagístico do Parque do Ibirapuera, o Jardim do Aeroporto da Pampulha, entre outros.
Burle Marx faleceu no ano de 1994, aos 84 anos, no Rio de Janeiro RJ.
Confira mais sobre Burle Marx no vídeo:

1 Deixe aqui seu comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.