Certamente você já ouviu falar essa frase: "estude, forme-se, arrume um bom emprego e seja feliz". Mas se você ouviu essa frase nos últimos 40 anos, você foi muito mal aconselhado...
O sistema educacional não forma, apenas "informa" alunos cada vez menos preparados para a vida real. Dizer que a educação é falha, é admitir que ela tentasse alguma coisa. Para mim não chega nem a isso... Professores mal pagos, despreparados e desmotivados, alunos desinteressados com o conhecimento, apenas querendo "passar de ano", nem que seja "raspando"... O sistema falha ao tentar impor uma qualificação em cada aluno, pois cada um aprende diferentemente. E acredite: Ler não é a melhor forma delas... Muito menos assistir umas aulas que você mais dorme do que entende o que aquele cara está falando.

Segurança?
O que você espera com a educação formal? Com certeza você quer um emprego seguro que pague bem, mas já parou para pensar que o último lugar que terá as principais informações que MAIS precisa para seguir uma carreira brilhante é numa instituição de ensino? O que você aprende lá, 10% você perde em 6 meses, 30% não pode ser aplicado para todos e 50% já está ultrapassado... Sobram 10%, que é o valor do lanche da cantina que sobe e você aprende economia, suas amizades que lhe melhoram a inteligência intrapessoal, etc. Por isso defendo o ensino à distância EAD, pois o que aprendo sozinho na sala de aula me sai mais barato em casa...
Falta uma reforma íntima no sistema de ensino, no sentido de realmente formar um profissional completo, com saber acadêmico e prático para enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Falta formar professores mais preparados para lidar com vários alunos diferentes, que sejam remunerados de acordo com sua nobre profissão e que sejam encorajados a inovar no ensino, não preencher planos de aula repetitivos que não dizem nada para ninguém.

Sinceramente?
Prefiro me educar sozinho! Não quero deixar nas mãos do sistema de ensino atual a formação dos meus filhos. Prepará-los-ei para vida com conhecimento financeiro, inteligência intrapessoal (empatia para com o próximo) e valores que acho importante (honestidade, ambição, busca pela justiça, senso de curiosidade, etc). Isso o sistema de ensino sequer sonha em ensinar, primeiro porque acham que é tarefa dos pais (e na verdade é, mas com a sociedade sugando todo o tempo da força de trabalho, quem educará nos filhos amanhã se não a escola?). Não vejo muita felicidade na geração dos meus filhos, apesar de achar que é uma geração ultrassônica, que aprende as coisas quase por "osmose". Estão sendo formados em um sistema de ensino falido, serão geridos por uma previdência que falirá em breve e serão amparados por quem? Por isso defendo: Faça pelos seus filhos aquilo que o sistema de ensino NUNCA fará: ENSINE-O!
Quer aprender educação financeira?

Perfil e Links:

Fonte do Artigo:

A falha do sistema educacional

0 Deixe aqui seu comentário: