Texto: Tissiane Vicentin // Imagem: Divulgação/IMV


Você já parou para pensar que não são todas as pessoas que têm acesso à leitura? Mesmo existindo as bibliotecas públicas, elas não estão disponíveis a moradores de rua que não possuem mais seus documentos.
Para ajudar a mudar essa realidade - pelo menos um pouquinho - o Instituto Mobilidade Verde (IMV) criou a primeira Bicicloteca, uma bicicleta equipada com um tipo de estante em sua traseira, capaz de abrigar até 150 quilos de livros, que serão distribuidos pelas ruas. A única regra que os beneficiados terão de seguir é: depois de lido, o livro deve ser repassado. Assim, mais e mais pessoas poderão vivenciar o mundo da leitura.
O projeto não poderia ter outro dia para ser lançado: hoje, 25 de julho, o Dia do Escritor. A primeira bicicleta itinerante foi doada ao Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo. Até o final do ano, o IMV espera colocar em circulação mais 9 Biciclotecas para Ongs de todo o Brasil. Instituições interessadas em acolher a causa devem entrar em contato com o Instituto Movimento Verde e solicitar o pedido formalmente. (É só enviar um e-mail para contato@greenmobility.com.br)
O IMV dará prioridade àquelas Ongs que já realizam projetos semelhantes à Bicicloteca e possam arcar com os custos de manter a bicicleta itinerante na ativa (a manutenção do programa inclui desde a pessoa que "pilota" a bike, até manutenção do equipamento e programas de capacitação).
Fora isso, qualquer cidadão comum pode contribuir para o sucesso da Bicicloteca. Basta doar livros que você não utiliza mais e que estão em bom estado. Você pode entregá-los - ou enviá-los por correio - à Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo, que fica responsável por repassar todas as doações ao IMV.
Endereço: Rua da Consolação, 94 (Mais informações pelo telefone: 3256-5270)
Os bicicletários do metrô também estão recebendo doações. http://www.metro.sp.gov.br/servicos/bicicletario/bicicletario.asp. Participe!

A partir do dia 26 de julho, a Bicicloteca entra em circulação nas principais praças públicas de São Paulo.

Quem se interessar também pode se candidatar como voluntário do programa, para ler histórias e acompanhar toda a trajetória da Bicicloteca. Para se inscrever entre em contato com o Presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, Robson Mendonça (situacarderua@yahoo.com.br) ou com Nina Orlow (ninaorlow@gmail.com)

0 Deixe aqui seu comentário: