O mundo de hoje está muito diferente do que já foi décadas atrás. Hoje as economias estão globalizadas, o sistema capitalista ganha força a cada dia e derruba barreiras que foram impostas por outros sistemas econômicos, tais como o sistema comunista que praticamente não existe mais, exceto em pouquíssimos países.
Com a globalização econômica, governos e empresas passam a interagir de forma mais dinâmica e eficiente, através de profissionais muito bem preparados em todas as áreas profissionais. Tal preparo envolve sem sombra de dúvidas o domínio de outros idiomas, principalmente aqueles idiomas mais falados comercialmente que são o Inglês, Espanhol e Mandarim.
Estudar e dominar outros idiomas torna-se altamente importante nos dias de hoje não só devido à globalização, mas porque precisamos ter acesso a novas e modernas tecnologias que provêm de outros países mais desenvolvidos, porque precisamos concluir cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado que exigem pesquisas mais profundas e etc.
Nos dias de hoje, uma empresa Canadense pode sentir-se obrigada a contratar profissionais Japoneses para atender a necessidades específicas. Não existem mais barreiras entre os países, pelo menos na maioria deles, hoje todos nós, profissionais de todas as áreas podemos ser empregáveis em qualquer parte do mundo, por isso devemos estar muito bem preparados, pois a competição também é acirrada.
Podemos citar o exemplo do Brasil que vem apresentando um forte crescimento nas últimas décadas, onde determinadas áreas, como a construção civil e indústria de base já necessitam de profissionais estrangeiros com formações específicas para preencherem diversos postos de trabalho, que os próprios Brasileiros não estão bem preparados profissionalmente.
Estudar outras línguas não só nos ajudará a sermos bem sucedidos profissionalmente, mas também a sermos bem sucedidos nos relacionamentos humanos, nos intercâmbios culturais, no conhecimento de outras culturas e comportamentos, pois todos nós possuímos aquela forte necessidade de nos comunicarmos com outras pessoas, comunidades, povos e nações.
Todos nós ansiamos em conhecer como as outras pessoas vivem em seus países, como elas se comportam, se alimentam, se vestem, o que elas pensam, quais os seus gostos e opiniões, etc.
Tenho plena consciência de que estudar outras línguas é o caminho para a plena realização profissional e pessoal. Eu me sinto uma pessoa muito mais completa, importante, atuante e com muito mais valor. Posso me comunicar com qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, me sentindo mais humano, um verdadeiro cidadão do mundo!
Perfil e Links:
Monica Ramos é assessora de comunicação da Language Trainers, uma empresa especializada em aulas de idiomas particulares individuais, para grupos ou empresas.
Aulas de inglês, Aulas de francês, Aulas de Alemão, Aulas de Italiano, Aulas de Espanhol, entre outras, estão disponíveis nas principais cidades do Brasil.

Fonte do Artigo: http://www.soartigos.com/artigo/10339/porque-e-importante-estudar-outras-linguas/

0 Deixe aqui seu comentário: