Recentemente temos assistido estarrecidos (espero...!), a ocorrência de vandalismos envolvendo menores: Aqui em São Paulo (especificamente), e no Reino Unido. É claro que estamos falando de classes sociais e culturais distintas, mas também estamos falando de crianças.
Por aqui, justificam-se os acontecimentos, pelo abandono familiar, a falta de condições de melhores condições financeiras, lares desestruturados e por ai vai.
No Reino Unido, fala-se da influência da mídia social, pois os tumultos, ataques, saques e agressões, foram organizados por "desordeiros e saqueadores" através de redes sociais, segundo a polícia local.
Voltamos a questionar também essas situações, (tão distantes geograficamente falando), sobre o que as aproxima: o abandono. Deixar o jovem a mercê das das redes sociais, sem acompanhar o que estão vendo e aprendendo, caracteríza-se também em abandono.
Vamos refletir...
Será que não estamos relaxando a guarda de nossos filhos, a ponto de deixá-los sem padrões de conduta? Sem valores morais? Sem regras sociais?
Não estou e nem quero ser simplista, sei da falta de empenho de nossos governantes na questão social e  educacional do nosso país. Concordo que não se deva prender um menor infrator, e não acho correto nada se fazer para ajudá-lo. Mas é importante assumir a nossa parcela de responsabilidade. É muito fácil apontar o erro dos outros, naõ é mesmo?

Kátia 

2 Deixe aqui seu comentário:

Pithan Pilchas disse...

Buenas Kátia,

infelizmente estes acontecimentos não são isolados, este tipo de ocorrência tem-se tornado cada vez mais banal. Aqui em Porto Alegre e até mesmo em cidades do interior, vê-se vandalismos partindo de menores.

abraço

Paulo

Kelen Strong disse...

Paz, querida Kátia.

Concordo que o vandalismo está em todas as principais cidades do nosso Brasil, infelizmente precisamos investir mais na nossa juventude, pois a ociosidade faz com que eles se desviem da normalidade que seria estudar e buscar a melhoria para um futuro promissor.
Oremos para que este quadro mude e que Cristo venha a fazer morada nestes corações, tão carentes do amor e da misericórdia do nosso Deus.

Amei seu blog.
A sua família é linda!

Deixo o convite para visita e comentário.

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Ósculo Santo!

***Shalom***