Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência, além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos Governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do Cenário Nacional.
As comemorações da semana dos deficientes especiais iniciaram-se nesta segunda feira (22) nas dependências da APAE de Peixoto com a presença de diretores, coordenadores, professores, pais e alunos, além de assessores pedagógicos e lideranças políticas a exemplo do presidente da instituição no município vereador Paulo Cesar Dendena o diretor financeiro, vereador Arlindo Alves Néris e o chefe do Departamento de Cultura e ex-vereador Eudson Brilhante.
O tema escolhido pelo movimento apaeano: “A pessoa com deficiência quebra cultura da indiferença, tenha coragem de ser diferente”.
Várias atrações culturais representadas pelos alunos do Centro Cultural, programa PETI, Pro-Jovem e alunos da APAE foram apresentadas ao publico presente, a exemplo de músicas, danças, artes maciais e palestras socioeducativas.
Lembrando que culturalmente as pessoas com deficiência vêm galgando espaços e representações dentro dos mais variados níveis sociais, espaços estes que na maioria das vezes foram negados historicamente. Um dos aspectos que fez com que as pessoas com deficiência fossem deixadas de lado no processo de construção histórica. As mudanças aconteceram somente através da mobilização das famílias das pessoas com deficiência e técnicos de diversas áreas do conhecimento que reconheceram as potencialidades existentes na pessoa, se propondo desta maneira não tratar a deficiência somente, mas desenvolver as capacidades e habilidades do indivíduo. Somente com a conscientização da sociedade será possível acabar com a indiferença social.

A Rede APAE promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Redator: Franchagas e Wanderson
Print Friendly and PDF

0 Deixe aqui seu comentário: