Letícia Freire, do Mercado Ético
Julio poderia ser apenas mais um garoto de 14 anos, morador da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Seria só mais um se não fosse vários ao mesmo tempo. É isso aí! Julio é um personagem virtual criado pelos alunos da Escola Municipal André Tosello. Antenado às rápidas transformações econômicas, sociais e ambientais que vem ocorrendo na sua comunidade, o menino dividirá seus pensamentos em seu mais novo blog, que passa a ser publicado a partir desta quarta-feira (30/6), aqui no Mercado Ético. Em sua página, lançará um novo olhar sobre a relação entre cidadania e hábitos de consumo.
Na verdade, as histórias das descobertas de hábitos mais sustentáveis e do orçamento familiar relatados por Júlio são baseadas nas experiências vividas pelos próprios estudantes da André Tosello nas oficinas pedagógicas sobre o tema.
Há aproximadamente um ano, a direção da escola localizada no Jardim Aeroporto acreditou no Projeto Conexão Social, do Sindivarejista de Campinas e Região. A ideia era abordar o tema do consumo sustentável de forma lúdica junto aos adolescentes. “Queríamos falar de sustentabilidade de uma forma descomplicada”, comenta Edna Borges, assessora do projeto. Entre as atividades realizadas, destacam-se as oficinas de orçamento familiar, caminhada fotográfica, visitas ao comércio local e a produção de histórias em quadrinhos.
Para a idealizadora do trabalho, Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista de Campinas e região, as atividades elaboradas em sala de aula são aplicadas no cotidiano daquela comunidade, promovendo assim mais integração entre as pessoas. “Desde a implantação do projeto na escola, é possível constatar mais envolvimento dos jovens nas questões ligadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental”, diz ela. “Muitos só aprenderam agora o que significa cadeia produtiva e qual a importância do comércio local como agente de desenvolvimento”, afirma.
Plugado às redes sociais, Julio publicará em seu blog boas sugestões para um dia-a-dia mais sustentável. “Ensinamos que sustentabilidade é uma boa opção, não um bicho papão”, lembra Sanae.
Blog do Julio
Além dos posts, Julio vai indicar leituras e vídeos relacionados ao tema do consumo sustentável. “Tudo de modo a despertar o interesse da criança e do adolescente para um tema tão atual e necessário”, pontua Edna.
Na página online, será possível ver ainda a exposição virtual com as fotografias e histórias em quadrinhos feitas nas oficinas pelos alunos e ter acesso ao material pedagógico de apoio, que são a revista Conexão Social, o Jogo do Consumo Sustentável e a Caderneta do Orçamento Familiar.

Acesse e confira Blog do Julio
Mais informações do projeto
Conexão Social Sindivarejista
Teaser sobre a memória do varejo
Clip da Oficina do Orçamento Familiar
Fonte: Mercado Ético
Link deste post:
http://www.inclusive.org.br/?p=16333
Print Friendly and PDF

0 Deixe aqui seu comentário: