Vivemos em um momento onde as palavras de ordem são: olhar para o próximo, fraternidade, compaixão... Ser egoísta? Nem pensar!
Vou dizer algo que talvez pareça estranho: o cuidado máximo começa com você, começa com o aprendizado do egoísmo. Parece estranho ler isso, pois dá a impressão de um aspecto negativo. Mas tem o seu lado positivo.
Vou relatar algo. Quando eu tinha 26 anos, resolvi dar uma virada na minha vida. Nesta época, eu trabalhava como contador em um escritório de contabilidade e fiz isso durante 12 anos da minha vida. A escolha por esta profissão não foi uma escolha pessoal, teve a influência de meus pais. A minha vontade sempre foi trabalhar com comunicação.
Foi quando resolvi lagar a Contabilidade para ser Comissário de Vôo. Como comissário, aprendi muitas coisas interessantes que carrego e que carregarei como aprendizado para sempre na minha vida. Quem já viajou de avião, já ouviu o comissário de bordo dando todas aquelas instruções de segurança.
Entre elas: "em caso de despressurização, deve-se pôr a máscara de oxigênio primeiro em você.". Mesmo que a pessoa ao lado seja seu filho de sete anos.
Ao fazer isso, a pessoa pode cuidar dos outros; neste caso, o egoísmo tem o seu lado positivo.
Quando você pratica o cuidado máximo com você e se coloca em primeiro lugar, fica completamente disponível para os outros. Mas atenção, pois ao fazer do cuidado com você uma prioridade, algo pode ser complicado, porque você tem que lutar contra hábitos muito arraigados.
E para mudar um hábito, nada melhor do que criar outro. Porém, à medida que toma consciência da importância de se cuidar, você começa a prestar mais atenção na voz do seu desejo, e uma força divina dará apoio às suas decisões e tornará a sua vida mais fácil.
Você já deve ter presenciado situações onde a pessoa empresta dinheiro, mesmo sem ter, para um amigo, faz programas sem ter vontade, abre mão do seu descanso para acolher o outro mesmo sabendo que não está ao seu alcance.
Veja que você só pode dar aquilo que não te faz falta. Sei que muitos preferem se ocupar com a vida alheia por carência, e esta é uma outra situação que pede cuidados: aqui o egoísmo se faz necessário.
Mas o que fazer? Uma sugestão que dou é: comece a descobrir quais são os seus desejos, quais são as suas necessidades. Comece a prestar atenção:
você dedica mais tempo cuidando de problemas dos outros ou tendo o cuidado com você? . Uma grande parte das pessoas gasta mais tempo cuidando das necessidades dos outros e deixando suas necessidades em segundo plano.
Bom, acredito que já esteja levantando algumas situações onde você não foi a prioridade, certo? Então convido você a refletir sobre as seguintes questões:

• Cinco coisas pelas quais eu mais sinto gratidão são...

• O que eu mais gosto em mim é...

• O que eu mais desejo é...

• O que eu tenho mais medo é de...

• As atitudes que poderiam mudar a minha vida são...
Agora, diante destas reflexões, entre em ação, peça orientação à sua sabedoria interior para tomar decisões. Preste atenção às respostas que lhe virão espontaneamente à cabeça e aprenda a confiar mais em você.
Então vai perceber que alguns comportamentos egoístas lhe darão mais qualidade de vida, e assim poderá ajudar mais quem está perto de você.
Fonte: http://www.academiadopalestrante.com.br/artigos/voc-em-primeiro-lugar

0 Deixe aqui seu comentário: