Para falar de "criança", basta tentar buscar a sua, nas entranhas da alma, lá...bem distante...
Basta reviver sensações e emoções, lembranças...
O mundo começava e acabava apenas no alcance das mãos. Os mais profundos desejos buscavam o que os olhos encontravam: e como doía não realizá-los...! Toda dor, por mais tangente, era acalmada por vozes doces, abraços acolhedores, afagos suaves... Os limites esbarravam-se nas muralhas do : "Isso não pode!"- e estranhamente isso bastava, embora trouxesse amargor. Brincar era penetrar num mundo paralelo. Através dele,  era fácil expor vontades realizadas e reproduzir dessabores vivenciados na mesma intensidade. As broncas eram assim, extorquidas da alma.
Ainda acredito que toda criança, apesar das mudanças contemporâneas, tragam em seu DNA, a mesma essência. Não estou falando aqui de características que o mundo acaba esculpindo na estrutura psíquica infantil, mas da "primeira pele" de cada ser, que acaba de brotar para esse mundo. A presença do imaginário, da concretização de fantasias, da necessidade de proteção, da importância de ser amado!
Neste momento, não quero fazer apologia à educação, estrutura familiar, nada disso. Nem estou procurando interpretar a criança dentro de uma abordagem profissional. Estou fazendo uma "visão raio x". Tentando mais do que vê-la (a criança); enxergá-la. Para isso busquei a minha própria criança que muito me auxilia nas situações mais complexas. Porque ela me traz respostas simples, sem rodeios e verdades despidas de qualquer preconceito, intolerância ou julgamento "pré-moldado".
Feliz é quem se permite ser criança, é quem aprende com ela e permeia em seu mundo sem medo de nunca mais sair dele.
Feliz Dia da Criança a quem ainda lembra de como é ser criança!
Beijos caramelados!
Ká 

1 Deixe aqui seu comentário:

Kaoma Sorley disse...

Anjo querido Kátia... Bela lembrança... Ser criança é uma passagem muito feliz da vida. Hoje vejo que a maioria das mães fazem seus filhos passarem direto para adolescência sem deixarem ser criança.E eu quando eu era criança falava que queria ser adulto e hoje se mim perguntarem diria que gostaria de voltar a ser criança outra vez.
Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar.
(Rubem Alves)
Ser criança é a melhor fase que há neste mundo, uma pena que hoje em dia estarem evoluindo muito rápido, e não aproveitando essa fase maravilhosa . A você querida amiga mil beijos. Kaoma