Especialistas discutem como novas ferramentas podem servir para avaliar tanto alunos do século 21, quanto professores.
Que bom que mudanças nesse sentido estão sendo abordadas e formuladas.
O método tradicional que exige que o aluno "decore" a matéria e depois do exame a esqueça, vem sendo largamente questionado.
O economista James Heckman, professor da Universidade de Harvard e Nobel de economia, afirma que os testes padronizados, muito usados nos EUA ( como o SAT, fonte de inspiração para a elaboração do Enem ), não são avaliações eficazes de secesso escolar - " Esses exames não conseguem, por exemplo, medir o nível de cooperação e criatividade do aluno, características fundamentais para ele dar certo no mundo de hoje.."; disse na semana  retrasada, em São Paulo, quando participou do seminário sobre educação realizado pelo Instituto Ayrton Senna.
O professor espanhol José Luis Castillo debateu com professores de todo o mundo, no Encontro Internacional Educarede, ocorrido no mês de Outubro em Madri, a opção de incluir a família no processo de avaliação, além de usar ferramentas, digitais ou não, para medir mais que conteúdo.
Das citadas, a mais comum ( de acordo com o artigo do Suplemento Saber da Folha de São Paulo: 31/10/2011 ) foi a rubrica. Esse modelo é focado em medir o processo e não o resultado e serve também para avaliar os mestres.
Vale a pena acreditar que há pessoas interessadas em mudar, inovar, para melhorar!
Kátia

2 Deixe aqui seu comentário:

Atena disse...

Bárbaro! Até que um dia começaram a falar no assunto.
Há anos que "brigo" com o sistema, feito D. Quixote espetando os moinhos de vento. rsrs
Desde que fiz o vestibular pela primeira vez, tornei-me inimiga do atual método de avaliação. É burro e desumano.
Você não gostaria de postar sobre este assunto no Educar é preciso? Claro que com link para este blog.
Só estou esperando ter colaboradores e mais matéria para começar a divulgar mais o dito blog. Não vejo a hora do processo de educação mudar...
beijos

Kátia Kappel disse...

Atena!
Sua contribuição é valiosíssima para mim.
Obrigada e volte sempre!
Bjusssssssssssssss