Muito se tem falado em aumento de horas no currículo escolar, aumento do PIB para a educação... mas de forma nenhuma isso implicará numa melhor avaliação educacional, se outros ( e fundamentais ) aspectos, não forem observados.
Na segunda feira ( 7/11 ), li um artigo de Simon Schwartzman ( que é sociólogo e pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade ), onde ele faz colocações muito pertinentes a respeito dessa questão.
Menciona, por exemplo, que " investimentos só devem ser feitos quando associados a projetos bem definidos e cujos resultados possam ser avaliados com clareza e precisão" e também que, "as reformas necessárias na educação brasileira incluem uma mudança profunda nos sistemas de formação e contratação de professores, fazendo com que eles sejam capacitados para lidar com as necessidades educativas dos estudantes e sejam estimulados e recompensados pelo seu desempenho".
Simon sugere ainda, a criação de um currículo mínimo obrigatório para o ensino de Português, Matemática, Ciências Naturais e Humanas para a educação fundamental; maiores opções e alternativas de formação conforme as condições de aprendizagem e interesses dos estudantes do ensino médio; avaliações com requerimentos claros de desempenho para os diferentes níveis escolares e escolas mais autônomas para buscar seus caminhos e responsáveis pelo seu desempenho, recebendo para isso o apoio e o estímulo de que necessitam.
Parece chover no molhado, não é mesmo? E se é tão óbvio, por que nada é feito efetivamente? Temos sugestões, uma medida aqui outra ali para serem  aprovadas, imensuráveis pesquisas.... E???????????????
Neste ponto eu poderia lembrar o caos em que se encontra tanto a nossa Saúde quanto a Educação.Mas para quê? Prefiro abster-me. Mais uma voz clamando no deserto?
Precisamos é de propostas definidas, articuláveis e,principalmente: PRA ONTEM!!!!!!
Não quero sair do foco, mas gostaria de manifestar meu desejo por um Brasil melhor e acredito que a Educação seja um bom caminho para a diminuição, pelo menos, dos principais problemas os quais estamos enfrentando atualmente. Só que por aqui, tudo é muito lento quando não se tem interesse próprio, e se não começarmos agora, nem meus tataranetos ou filhos destes, verão uma nação mais educada! Lutando por ideais mais abrangentes e justos. Brigando pelo que realmente vale a pena...
Bem, as idéias são colocadas, basta um pouco de boa vontade!
Bom dia.
Kátia  

0 Deixe aqui seu comentário: