16 dicas para melhorar a vida da criança com TDAH
POR LETÍCIA GONÇALVES

Ajude a criança a lidar com a falta de atenção, desorganização e impulsividade.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é o transtorno psiquiátrico mais comum não-diagnosticado entre os adultos e um dos mais prevalentes na população mundial: 3 a 5% de adultos e crianças apresentam o problema, segundo o psicólogo clínico Ronaldo Ramos, diretor executivo da Associação Brasileira de TDAH. Um novo levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também mostra que o consumo do medicamento metilfenidato, usado para o tratamento de hiperatividade, cresceu 75% de 2009 a 2011 por crianças com idades entre seis a 16 anos. 

"O uso de medicação contra 
TDAH pode ser iniciado por volta dos oito anos de idade, de forma a estimular uma maior produção de neurotransmissores no cérebro da criança e melhorar a atenção", explica o psicólogo Ronaldo. Mas é preciso fazer um diagnóstico preciso da doença antes e - se realmente for detectado o problema - aliar ao tratamento medicamentoso terapias e alguns hábitos diários. Confira o que especialistas recomendam aos pais e responsáveis para melhorar o convívio, o bem-estar e o desenvolvimento da criança.  

Regras são necessárias:
A neuropsiquiatra Evelyn Vinocur, especialista em TDAH, dá a seguinte recomendação: "Estabeleça regras de modo simples e específico e escreva-as em post-its que fiquem em locais de fácil visão para o seu filho". Você também pode pedir para que ele repita as instruções, de forma a fixá-las, mas sem esbravejar - sempre com paciência. 
Segundo o psiquiatra infantil Gustavo Teixeira, professor visitante do Departament of Special Education da Bridgewater State University, nos Estados Unidos, crianças com TDAH apresentam dificuldade em se organizar, são "esquecidas". "Devemos auxiliar com estratégias que prendam a atenção e as façam se lembrar de compromissos e regras", explica o médico. 
Leia mais:
http://minhavida.uol.com.br/familia/galerias/16100-16-dicas-para-melhorar-a-vida-da-crianca-com-tdah

1 Deixe aqui seu comentário:

Atena disse...

Este assunto me interessa muito porque acho que minha netinha tem TDA. Já fez um exame neurológico aos seis anos e deu negativo.
Eu gostaria que ela fosse num neurologista conhecido meu que é excelente, mas minha filha parece que está com preguiça de marcar consulta. Fico aflita com isso.
É bom ter você postando de novo.
beijos