Brincadeiras e brinquedos
Além dos contos, danças, festas, comidas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém a essência continua para sempre. As brincadeiras folclóricas envolvem, muitas vezes, disputas individuais ou em grupos o que possibilitam a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.
Algumas brincadeiras:
- Soltar pipa
- Estilingue
- Pega-pega
- Esconde-esconde
- Bola-de-gude
- Bonecas de pano
- Pião
- Saquinhos de arroz
- Mãe-da-rua
- Barra-manteiga
- Lenço atrás
- Morto-vivo
Cantigas de roda
Cantigas de roda, também conhecidas como cirandas, são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
Algumas cantigas de roda:
- Capelinha de Melão
- Caranguejo
- Atirei o pau no gato
- Ciranda, cirandinha
- Escravos de Jó
- A canoa virou
Músicas do Folclore
São canções populares, muitas de autores desconhecidos, do interior do Brasil, que são transmitidas de geração para geração, através dos tempos. Possuem letras simples e com muita repetição características que facilitam a sua memorização. Estas músicas são mais populares nas regiões do interior do Brasil, como já foi dito, e costumam ter como temas situações do cotidiano como amor, namoro, casamento, relacionamentos, etc. São quase sempre acompanhadas por violas caipiras ou violões.
Algumas músicas:
- A Cor Morena
- Baleia
- Pombinha Branca
- Prenda Minha
- Negrinho do Pastoreiro
- Maçanico
- Como pode um peixe vivo...
0 Deixe aqui seu comentário:
Postar um comentário