Quando a criança explora um objeto, ela trabalha com todos os órgãos do sentido. De acordo com a teoria piagetiana, que divide em quatro estágios o desenvolvimento humano, até os dois anos de idade ( fase sensório - motor : Desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos; aos 18 meses, mais ou menos, constituição da função simbólica. No estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas.), é comum levar tudo à boca. Momento que requer muita atenção e cuidados por parte dos adultos.
Ainda nesse mesmo período entre os dois e quatro anos, a criança manipula o que pega, apertando, chacoalhando, jogando; utilizando os recursos motores que dispõe.
A criança brinca o tempo todo, é assim que se comunica com o mundo; e o faz espontaneamente.
Mais tarde, dos quatro aos sete anos, na fase pré-operatória (fase marcada pelo aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem ), a criança começa a recriar, criar à sua maneira o que vê, ela interpreta a realidade através dos objetos, dos brinquedos. Começa a fazer esculturas, imaginar personagens. É nesses momentos que o lúdico estabelece uma estreita relação com o aprendizado. É aí que a participação do adulto se faz mais importante ainda, pois é ele quem deve propor situações para que invente objetos, invente palavras, invente histórias, invente regras, invente soluções, invente finais, invente...invente....invente.... E como é gostoso brincar junto!!!!!! Penetrar no mundinho da fantasia das crianças é uma experiência fantástica!!!!!! Marca para todos que se envolvem: crianças e adultos. Ficará como um registro definitivo na memória.... É claro que não é preciso estar participando o tempo todo. Brincar sozinho também é importante. E observando-as assim, passarem por um portal onde vivenciam detalhadamente o instante da fantasia. É quase como um estado de delírio... Dessa forma, lidam com seus medos, desejos. Expressam atitudes de carinho e repreensão. Forma catártica de manifestar o que está dentro do seu inconsciente. Em grupo, vivenciam relações sociais, limites, regras, exploram a comunicação... Sem saber, estão trabalhando naturalmente suas potencialidades motoras, cognitivas, estâncias psíquicas e sociabilização.
Quanto a Internet, é preciso a mediação do adulto.Esse é um recurso potencialmente rico em jogos e atividades pedagógicas, o que é muito valioso. Também possibilita uma melhor comunicação à criança tímida, através do virtual. Mas é preciso , repito, a supervisão e orientação adulta.
Por tudo isso, não acho justo abreviar as horas do brincar, seja nas escolas como em casa. A brincadeira constitui um rico instrumento (na vida de todo ser humano), potencializando o aprendizado em todas as esferas. É um recurso motivador, criativo, agregador... Todos precisam brincar: crianças, pais, professores. Brincando se transmite valores, se corrige...
Por mais antagônico que possa parecer, é brincando que se aprende a levar a vida à sério.
Com carinho,
Kátia
Ainda nesse mesmo período entre os dois e quatro anos, a criança manipula o que pega, apertando, chacoalhando, jogando; utilizando os recursos motores que dispõe.
A criança brinca o tempo todo, é assim que se comunica com o mundo; e o faz espontaneamente.
Mais tarde, dos quatro aos sete anos, na fase pré-operatória (fase marcada pelo aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem ), a criança começa a recriar, criar à sua maneira o que vê, ela interpreta a realidade através dos objetos, dos brinquedos. Começa a fazer esculturas, imaginar personagens. É nesses momentos que o lúdico estabelece uma estreita relação com o aprendizado. É aí que a participação do adulto se faz mais importante ainda, pois é ele quem deve propor situações para que invente objetos, invente palavras, invente histórias, invente regras, invente soluções, invente finais, invente...invente....invente.... E como é gostoso brincar junto!!!!!! Penetrar no mundinho da fantasia das crianças é uma experiência fantástica!!!!!! Marca para todos que se envolvem: crianças e adultos. Ficará como um registro definitivo na memória.... É claro que não é preciso estar participando o tempo todo. Brincar sozinho também é importante. E observando-as assim, passarem por um portal onde vivenciam detalhadamente o instante da fantasia. É quase como um estado de delírio... Dessa forma, lidam com seus medos, desejos. Expressam atitudes de carinho e repreensão. Forma catártica de manifestar o que está dentro do seu inconsciente. Em grupo, vivenciam relações sociais, limites, regras, exploram a comunicação... Sem saber, estão trabalhando naturalmente suas potencialidades motoras, cognitivas, estâncias psíquicas e sociabilização.
Quanto a Internet, é preciso a mediação do adulto.Esse é um recurso potencialmente rico em jogos e atividades pedagógicas, o que é muito valioso. Também possibilita uma melhor comunicação à criança tímida, através do virtual. Mas é preciso , repito, a supervisão e orientação adulta.
Por tudo isso, não acho justo abreviar as horas do brincar, seja nas escolas como em casa. A brincadeira constitui um rico instrumento (na vida de todo ser humano), potencializando o aprendizado em todas as esferas. É um recurso motivador, criativo, agregador... Todos precisam brincar: crianças, pais, professores. Brincando se transmite valores, se corrige...
Por mais antagônico que possa parecer, é brincando que se aprende a levar a vida à sério.
Com carinho,
Kátia
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Concordo cem por cento.
Eu brinquei de boneca até os 14 anos. rsrs Já arriscava uns olhares aos rapazes, mas chegando em casa gostava da companhia de minhas bonecas.
Considero o mundo de fantasia da criança um pré-requisito para a futura criatividade do adulto, daí sua importância.
beijos
Felizes são os que tem a oportunidade de se desenvolver bem na infância... Pena que nem todo mundo tem condições de prover o que é necessário pra o pleno desenvolvimento delas.
concordo com o Bruno que ele disse .
pena que tem gente que não teve essas
oportunidade dessa.
um abraço.
Cada vez mais cedo as crianças estão indo à escola. Acho um desperdício. Criança precisa brincar, se socializar. Se tiver isso em casa, no seu dia a dia, a escola pode e deve espera um pouco mais.
Abraço, Katia!
LeMarc
concordo totalmente! a criança precisa brincar, isso ajuda muito no desenvolvimento delas. Eu como mãe e pediatra, incentivo muito os brinquedos educativos para meus pequenos e compro online (http://www.tricae.com.br/brinquedos/) já que não tenho muito tempo para ir em shoppings. Adorei o post, vou acompanhar aqui.
Bjs!!
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