Uma grande preocupação de pais e professores hoje em dia, está no que permitir ou não, para ensinar o melhor caminho para as crianças.
Problemático, realmente, já que há um forte apelo social, empurrando os nossos pequenos(ou não tão pequenos assim), para escolhas nem sempre tão saudáveis e positivas.Como educadores, corremos o risco de perder para a mídia, seja ela qual for.
Então, como proceder?
Dialogando...Sempre...Dividindo experiências que caibam naquele determinado momento...Trocando idéias...Pedindo soluções para as mais diferentes situações...Demonstrando , acima de tudo, amor!
Não é tão fácil quanto parece, bem sei.
A concorrência é grande.A Internet, os games, as facilidades são imensas....Mas nunca devemos desistir de tentar chegarmos o mais perto possível.Não adianta proibirmos...Ás vezes a proibição acaba por fazer o caminho contrário à nossa vontade...suscita curiosidade e vontade de fazer aquilo que é proibido.Isso acontece com os adultos também, por que seria diferente com a s crianças?
É necessário que os valorizemos quando acertam, quando progridem, quando respondem adequadamente a aquilo que os propusemos...É um exercício constante e requer sensibilidade, carinho e atenção.
É necessário que possam voar e isso será maravilhoso se o puderem fazer conosco, ao nosso lado, para que possamos ser o  GPS e isso só acontecerá se eles confiarem em nós...E como se aprende a confiar?Demonstrando coerência em nossas atitudes, naquilo que falamos...e realmente, vivenciamos.
Para todos, bom dia e ótima semana.
Não percam nenhuma oportunidade de estarem com suas crianças!
Beijo no coração de todos...

1 Deixe aqui seu comentário:

Anônimo disse...

OI amiga
A educação é dever de todos, não apenas do professor, pois mesmo as tvs tem concessões públicas e deveriam ter conteúdos educativos, os pais devem valoriza-la cobrando dos filhos e das escolas, e também devem estar sempre avançando nesse campo, já que a educação não acaba na escola, ela continua pra vida toda...O que está faltando é justamente isso, uma educação que humanista que desenvolva o raciocínio, a independência de pensamento, e não que concerta professores e domadores, infelizmente em voga em muitas escolas estaduais...
Mas pra fazer uma reviravolta deve-se eliminar o conservadorismo, que está morto a muito tempo, tudo evolui, inclusive a educação
Claro que os governantes e donos de tv, não estão nem ai pra ela, querem alienar. Assim que,não devemos contar mais com eles. O ser humano está muito dependente de lideranças, deve parar de usar os outros como desculpa, arregaçar as mangas e mudar, já não da mais pra esperar...
abração!