Os Jogos Parapan-americanos são um evento multidesportivo para pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim como os Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíadas) são baseados nos Jogos Olímpicos (Olimpíadas), os Jogos Parapan-americanos se baseiam nos Jogos Parapan-americanos.
Os primeiros Jogos Parapan-americanos foram realizados em 1999 na Cidade do México. 1.200 atletas de 20 países competiram em quatro modalidades (atletismo, basquete, natação e tênis de mesa).
A segunda edição ocorreu em Mar del Plata, Argentina, em 2003. Pela primeira vez os Jogos Parapan-americanos foram disputados consecutivamente aos Jogos Pan-americanos.
Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 terminaram com o Brasil em primeiro lugar no quadro de medalhas. O Parapan 2007 foi realizado entre 12 a 19 de agosto de 2007.
Cerca de 1.300 atletas e 700 membros de delegações, disputaram 10 esportes, de acordo com as regras do Comitê Paraolímpico das Américas (APC) e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC).
A terceira edição dos Jogos Parapan-Americanos foi a primeira disputada na mesma cidade e consecutivamente aos Jogos Pan-americanos.
Como os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 foram disputados nas mesmas instalações dos Jogos Pan-americanos as instalações da Vila Pan-americana foram projetadas para atender também os atletas com necessidades especiais.

Sedes do Jogos Parapan-Americanos
I Jogos Pan-Americanos
Cidade do México - México
1999

II Jogos Parapan-Americanos
Mar del Plata - Argentina
2003

III Jogos Parapan-Americanos
Rio de Janeiro - Brasil
12 a 19 de agosto de 2007
1.300 atletas e 10 esportes

IV Jogos Parapan-Americanos
Guadalajara - México
12 a 26 de novembro de 2011
1,5 mil atletas (esperado) e 13 esportes

V Jogos Parapan-Americanos
Toronto - Canadá
7 a 14 de agosto de 2015
1,8 mil atletas (esperado) e 13 esportes
Jogos Parapan-Americanos Guadalajara 2011

São esperados mais de 1,5 mil atletas de 26 países para disputar os 379 eventos esportivos de 13 esportes dos IV Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011 que serão realizados entre 12 a 26 de novembro de 2011.


Competem no desporto paraolímpico atletas com deficiência nos seguintes grupos para as competições serem justas :
· Atleta com Paralisia Cerebral
· Atleta com Lesão Medular
· Atleta com Amputação
· Atleta com Deficiência Visual
· Atleta com Deficiência Mental
· Les autres (outros atletas com alguma deficiência de mobilidade não incluída nos grupos acima)

Atletismo nos Jogos Parapan-Americanos - Serão disputadas provas de pista e de campo (arremesso, lançamento e salto) para atletas com deficiência física e deficiência visual. As provas tem regras distintas entre si: o atleta com deficiência visual, por exemplo, é acompanhado por um guia.

Basquete nos Jogos Parapan-Americanos - Disputado sobre cadeira de rodas para atletas com deficiência físico-motora.

Futebol nos Jogos Parapan-Americanos - São duas modalidades. Futebol de 5 para deficientes visuais (menos o goleiro) numa quadra de futsal adaptada. Para orientar os jogadores a bola tem um guizo. A segunda modalidade é o Futebol de 7 para paralisados cerebrais, disputado num campo de 55x77m.

Halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos - disputado por atletas com deficiência física que competem deitados.

Judô nos Jogos Parapan-Americanos - praticam os portadores de deficiência visual com as mesmas regras da modalidade convencional.

Natação nos Jogos Parapan-Americanos - os atletas com deficiência física e visual competem nos estilos (livre, peito, costas e borboleta), medley e revezamento (livre e medley) em competições de 50m a 400m. Os competidores com deficiência visual são avisados por um bastão da aproximação das bordas.

Tênis de Mesa nos Jogos Parapan-Americanos - competidores com paralisia cerebral, amputados e usuários de cadeira de rodas em jogos individuais e em duplas.


Tênis em Cadeira de Rodas nos Jogos Parapan-Americanos - mesma quadra, bolas e regras do esporte convencional com exceção das cadeiras de rodas e da permissão para que a bola quique duas vezes.


Vôlei nos Jogos Parapan-Americanos - praticado sentado por atletas com deficiência física. A altura da rede é inferior ao esporte convencional (1,15m para o masculino e 1,05m para o feminino). São seis atletas em partidas de cinco sets. No voleibol sentado o saque pode ser bloqueado.

Datas das modalidades dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011
• Atletismo - 14 a 18 e 20 de novembro 
• Basquete em Cadeira de Rodas - 13 a 19 de novembro 
• Boccia - 13 a 16 de novembro 
• Ciclismo - 13, 15, 16 e 19 de novembro 
• Futebol - 15 a 20 de novembro 
• Golbol - 13 a 19 de novembro 
• Judô - 18 a 20 de novembro 
• Levantamento de peso - 17 a 19 de novembro 
• Natação - 13 a 19 de novembro 
• Tênis em Cadeira de Rodas - 13 a 18 de novembro 
• Tênis de mesa - 13 a 18 de novembro 
• Tiro com Arco (Arco e Flecha) - 15 a 17 de novembro 
• Vôlei - 14 a 18 de novembro 



3 Deixe aqui seu comentário:

Luiz Scalercio disse...

OI Katia.
isso e um exemplo de vida pra todos
prbns a eles são guerreiros.
um abraço.

Kátia Kappel disse...

Luiz!
São guerreiros mesmo!
Obrigada por participar.

Dú Pirollo disse...

Olá minha querida amiga Ká, boa noite!!!
Minha amiga, foi uma maravilha terem criado esses jogos para nossos irmãos portadores de necessidades especiais, pois todos merecem um lugar ao mundo, com os mesmos direitos e obrigações. A felicidade é direito de todos e temos que proporcionar condições para que todos possam alcançá-la. Parabéns pela excelente postagem, valeu minha amiga, adorei!!!
Tenha uma linda e abençoada noite!!!
Abraços com carinho e muita paz, sempre!!!