Clique aqui para pesquisar os recursos do Centro de Referência Paulo Freire.
Localizado nas dependências do Instituto, o Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) se dedica a preservar e divulgar a memória e o legado de Paulo Freire. Possui caráter público e de livre acesso, onde é possível ter contato com textos, imagens, áudios e vídeos relacionados ao educador e também com alguns de seus objetos pessoais.
O Centro de Referência é um desdobramento da Biblioteca Paulo Freire, organizada pelo IPF desde 1997, após os filhos de Paulo Freire doarem ao Instituto cerca de sete mil volumes, entre livros, revistas e documentos que pertenciam ao educador. Paulo Freire manifestou por diversas vezes o desejo de trazer sua biblioteca para o IPF e torná-la acessível a pessoas e instituições, brasileiras e do exterior.
O Centro de Referência, fisicamente, está estruturado em dois acervos: Acervo Paulo Freire e Acervo Instituto Paulo Freire e, virtualmente, vem, aos poucos, buscando disponibilizar as mesmas informações para aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado do educador.
Acervo Paulo Freire
É organizado em duas grandes áreas: as bibliotecas pessoais de Paulo Freire e as produções do próprio educador (obra).
A primeira área – as bibliotecas pessoais – foi constituída por Paulo Freire ao longo de 50 anos, revelando muito sobre a influência teórica que orientou sua produção intelectual. Esta área está dividida em duas bibliotecas: a construída antes do exílio e a que ele começou a estruturar depois de sair do país, pois não pôde levar seus livros. A primeira biblioteca é composta de cerca de mil volumes resgatados após seu retorno ao Brasil. A quantidade de livros era bem maior quando ele deixou na casa de parentes, mas devido a algumas enchentes em Recife no período que ele esteve fora, só conseguiu recuperar uma parte do que havia deixado. A segunda biblioteca contém em torno de quatro mil livros que Paulo Freire foi adquirindo pelas andanças em diversas partes do mundo.
A segunda área (obra) agrega os materiais produzidos pelo educador e em parceria com outros autores. Reúne artigos, áudios, cartas, fotos, livros, palestras, entrevistas, manuscritos, poesias, vídeos, correspondências produzidas por Paulo Freire. Destacam-se também as revistas em que publicou artigos, livros que prefaciou, despachos emitidos em sua gestão como secretário de Educação do município de São Paulo.
Acervo Instituto Paulo Freire
O Acervo Instituto Paulo Freire é dividido em três áreas: Acervo Moacir Gadotti, Legado e Bibliotecas.
O Acervo Moacir Gadotti contempla a biblioteca particular deste educador, que trabalhou ao lado de Paulo Freire ao longo de 23 anos. Reúne livros de sua autoria e de outros autores, documentos históricos da gestão de Freire à frente da Secretaria de Educação, fotos, fitas cassetes, entre outros materiais de grande relevância histórica.
O legado se constitui em produção de diferentes autores referenciados direta ou indiretamente no pensamento freiriano. Agrega artigos, revistas, boletins, teses, dissertações, monografias, áudios, vídeos, textos, fotografias, periódicos, poesias, homenagens, fotos, programas radiofônicos, depoimentos. São cerca de três mil documentos, três mil e quinhentas fotos, duzentos VHS, fitas cassetes de áudio, CDs, além da correspondência recebida por Paulo Freire.
As bibliotecas do Acervo Instituto Paulo Freire reúnem publicações, nos mais diversos formatos, que não referenciam Paulo Freire diretamente, mas que estão muito próximas de sua filosofia e tratam de temas de relevância para as práticas do IPF, como Educação Cidadã, Educação Popular, Ecopedagogia, Educação de Jovens e Adultos, entre outros.
Objetivos do CRPF
Os objetivos do CRPF, entre outros, são:
  • Divulgar a obra e o legado de Paulo Freire.
  • Concretizar-se como um espaço aberto, físico e virtual, para os movimentos, redes, campanhas, universidades, sindicatos e outras instituições e grupos de pessoas como local de encontro, compartilhamento e produção de saberes, reflexões, estudos e pesquisas.
  • Prover serviços de informação adequados a grupos de interesse, associações e instituições locais, regionais e internacionais.
  • Desenvolver uma rede internacional de documentação e informação freiriana constituída pelos centros de documentação dos países que divulgam e promovem o legado de Paulo Freire.
Contribua com o CRPF
O acervo do Centro de Referência Paulo Freire pode ser ampliado com a sua colaboração. Caso tenha algum material produzido até 26 de março de 1988 por Paulo Freire ou em que ele apareça (seja em vídeo, áudio, texto ou imagem) e queira compartilhar com mais pessoas, entre em contato conosco. Você também pode contribuir com materiais produzidos a partir do pensamento freiriano, como dissertações, teses, livros, projetos, etc. Tanto as “obras” quanto o “legado” podem estar em formato digital, impresso e analógico. Para compartilhar seus materiais, entre em contato com o CRPF.
Política de publicação
O Centro de Referência Paulo Freire (CRPF) defende que compartilhar conhecimento é um dos fundamentais caminhos para a inclusão social e a luta por um outro mundo possível e melhor. Nessa perspectiva, e considerando que o conhecimento é um bem universal e um direito de todos, incentiva o compartilhamento dos saberes produzidos pelo educador Paulo Freire e por seus reinventores por meio do modelo de licenciamento Creative Commons. Trata-se de um projeto global sem fins lucrativos, presente em mais de 40 países, que torna disponível licenças flexíveis para obras intelectuais, criando um novo modelo de gestão dos direitos autorais.
Entre as várias licenças do Creative Commons, o Crpf optou, para a maior parte de seus materiais, pela – Atribuição-Uso Não-Comercial – Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 (by-nc-nd) – que autoriza a qualquer pessoa ou instituição a fazer uso dos materiais assim sinalizados no acervo desde que: a) Mencione a autoria; b) Não faça qualquer tipo de uso comercial; c) Não crie obras derivadas. Para mais informações sobre a política de publicação, entre em contato com o CRPF.
Centro de Referência Paulo Freire
Rua Cerro Corá l 550 l 1º. Subsolo
CEP: 05061-100 l São Paulo l SP l Brasil
T: + 55 11 3021 5536
E-mail:
crpf@paulofreire.org
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 18h (agendamento prévio).

CoordenadoraSonia Couto – sonia@paulofreire.org
Equipe
Fernanda Soares
Lutgardes Costa Freire

Fonte: Instituto Paulo Freire


Link deste post:
http://www.inclusive.org.br/?p=20901
Print Friendly and PDF

0 Deixe aqui seu comentário: